T&R®. Tecnologia do Blogger.

Sobre



HISTÓRICO


Da fundação
Fundada em 28 de novembro de 1932 pelo médico e beletrista Perí Alves Campos, denominando-se Sociedade da Biblioteca de Campo Grande.


Da doação à Prefeitura Municipal de Campo Grande
Em 05 de março de 1940, a biblioteca foi doada à Prefeitura de Campo Grande, denominando-se Biblioteca Municipal, através do Decreto-lei n. 29 abrigando, na época, um total de cinco mil volumes. Em 1980 a biblioteca que situava na Praça Ary Coelho não dispunha de espaço físico suficiente para comportar o número de visitantes. No ano de 1987 a biblioteca foi transferida provisoriamente para um prédio em frente à estação rodoviária.






Atual sede
Em sua atual sede, no antigo prédio da Patrulha mirim de Campo Grande, situada no Parque Florestal Antônio de Albuquerque (Horto Florestal), re-inaugurada em 19 de maio de 1995, pelo então prefeito Juvêncio César da Fonseca. Recebeu o nome de “Anna Luiza Prado Bastos – professora Galega” em homenagem a uma antiga professora cuiabana que muito contribuiu pela educação em Campo Grande, onde foi fundadora do Colégio Barão de Melgaço e fez história entre seus alunos pelo empenho e carinho dispensados ao longo dos anos.


Administração
Administrativamente, a Biblioteca Pública Municipal é um órgão subordinado à Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (FUNDAC), coordenada por um profissional Bibliotecário habilitado (Tatiane N. Iseki - bibliotecária responsável desde o ano de 2006) e tem como missão a prestação de serviços públicos de literatura e informação de qualidade a toda população, promovendo o acesso aos registros da expressão humana em sua diversidade. Foi criada com o intuito de propiciar um ambiente agradável de leitura, pesquisa e atender às necessidades reais de sua clientela, a comunidade em geral. Para cumprir seu objetivo, a biblioteca é aberta a todos os cidadãos.

Localização, horário de atendimento e contatos
A Biblioteca Pública Municipal está localizada no centro de Campo Grande, à rua Francisco Cândido Xavier, s/n, Horto Florestal, o local é aberto ao público:

Segundas-feiras das 13h às 18h
Terças às sextas-feiras das 8h às 18h
Sábados das 8h às 12h.

Tel.: (67) 3314-3209
E-mail: biblioteca.pmcg@yahoo.com.br
Blog: www.bibliotecapmcg.com.br
Face: http://www.facebook.com/bibliotecacg
Fan Page: www.facebook.com/bibliotecapmcg2


Doações
Recebemos doações de obras literárias (romances, contos, crônicas, poesias, etc) e gibis.

Acervo
Seu acervo dispõe de aproximadamente 30000 exemplares. A biblioteca atende a diversas áreas do conhecimento além de disponibilizar obras de autores e escritores da terra, revistas de títulos variados, obras em Braille e Diários Oficiais além dos mais recentes lançamentos.


A biblioteca possui uma política de aquisição através de doações da comunidade, doações feitas por personalidades literárias além de órgãos públicos ligados à cultura no nosso Estado. A biblioteca está passando por um processo de re-classificação, catalogação e organização de todo o acervo, sendo implantado o sistema de automação do acervo com o software SGBM – Sistema de Gerenciamento da Biblioteca Municipal, contando com 90% do acervo já catalogados. Tendo como objetivo final disponibilizar o acesso às informações de forma rápida e precisa além de terminais para consulta, promovendo maior comodidade aos usuários na realização de suas pesquisas.

Projeto de incentivo a leitura
A Biblioteca conta com o projeto "Estante de lançamentos e clássicos literários" de iniciativa dos servidores Roneir O. de Almeida e Tatiane N. Iseki que foi criado com o intuito de proporcionar aos leitores literatura contemporânea atualizada. A partir do projeto piloto desenvolvido a partir do segundo semestre do ano de 2009, com apenas uma estante, verificou-se o grande interesse dos leitores por literatura atualizada e o aumento da procura dos livros não-obrigatórios (ou seja, livros que não são solicitados para vestibular) pelo público infantil, juvenil e adulto.

Redes Sociais
Sempre com o objetivo de divulgar o nosso trabalho, produtos e serviços houve a ideia da criação de uma conta no Facebook e Twitter para divulgar as novidades para a comunidade. Acesse www.facebook.com/bibliotecacg e www.facebook.com/bibliotecapmcg. Além da criação do nosso Blog! www.bibliotecapmcg.com.br. Seja um seguidor da Biblioteca e fique por dentro das novidades literárias!

Criadores e mantenedores do Blog e Facebook
Tatiane N. Iseki e Roneir O. de Almeida

Leia Mais >>

.

.

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO