T&R®. Tecnologia do Blogger.

Série Vaga-lume disponíveis na Biblioteca

A Coleção Vaga-Lume é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática a partir de 1972. As obras são principalmente voltadas para um público infanto-juvenil.
Confira a seguir as capas e uma breve sinopse das obras desta valiosa coleção que estão disponíveis para leitura e empréstimo na biblioteca:

  1. Açúcar amargo (Luiz Puntel): Trabalhar e estudar não é fácil. Principalmente quando se trata do difícil trabalho dos bóias-frias nas lavouras de cana. Mas é essa a realidade em que vive, e é nela que Marta vai perceber o sentido da luta social e do amor. Em 'Açúcar Amargo', Luiz Puntel retrata com sensibilidade a vida dos trabalhadores rurais, pela perspectiva de uma jovem decidida.
  2. A aldeia sagrada (Francisco Marins): Fugindo da seca no sertão baiano, o garoto Didico descobre o arraial de Canudos, no momento em que a guerra ao Conselheiro chega ao auge.
  3. Alice no país da mentira (Pedro Bandeira): Alice entrou no sótão da casa da avó, sentou-se e olhou para o espelho. Começava ali uma aventura e tanto, que a levaria para o País da Mentira, para o País da Verdade - e para descobertas importantíssimas na vida de toda criança. Aprender a escolher, por exemplo. E a assumir a responsabilidade pelas escolhas. Um livro delicioso, que estimula a criatividade, a imaginação e a reflexão.
  4. Ameaça nas trilhas do tarô (Sersi Bardari): A angústia de Carolina diante dos perigos anunciados pelas cartas de Tarô é o começo de uma reflexão que a conduz ao amadurecimento.
  5. A árvore que dava dinheiro (Domingos Pellegrini): Os habitantes de Felicidade descobrem que uma árvore está dando dinheiro. Euforia geral! Mas três moradores se recusam a participar daquela loucura.
  6. As aventuras de Xisto (Lucia Machado de Almeida): Um herói jovem e simpático revive o encanto das histórias de cavalaria da Idade Média, na eterna cruzada do Bem contra o Mal.
  7. Os barcos de papel (José Maviael Monteiro): Quatro garotos descobrem uma caverna misteriosa. Intrigados, eles penetram em lugares cada vez mais estranhos e acabam se perdendo.
  8. O brinquedo misterioso (Luiz Galdino): Uma forte amizade une as irmãs Juliana e Mariana ao incrível Teleco, um robô dotado de sentimentos bem humanos e que se mete em divertidas confusões.
  9. Bem-vindos ao rio (Marcos Rey): Uma viagem ao Rio de Janeiro pode virar um pesadelo? É o que acontece com Cláudio e Pat, logo que chegam à Cidade Maravilhosa. Você vai conhecer um lado violento da realidade brasileira, acompanhando a aventura eletrizante dos dois jovens, vítimas de uma quadrilha formada por adolescentes.
  10. Cabra das rocas (Homero Homem): A trajetória e a determinação de Joãozinho - menino pobre, morador de região humilde da cidade - até sua entrada no disputadíssimo Ateneu.
  11. Um cadáver ouve rádio (Marcos Rey): Boa-Vida, um sanfoneiro muito querido por todos, é assassinado. Leo, Gino e Ângela resolvem investigar o crime, descobrindo uma estranha galeria de suspeitos.
  12. O caso da borboleta Atíria (Lucia Machado de Almeida): Um crime no mundo dos insetos põe em ação Atíria, a borboleta-detetive, num livro em que suspense e fábula se misturam.
  13. Catarina Malagueta (Cristina Porto): Catarina adora música e quando está tocando sua rabeca tudo vai muito bem. Só que... cuidado - não é à toa que ela ganhou o apelido de Malagueta. Quando pisam no seu pé, Catarina fica ardida como o quê!
  14. Cem noites tapuias (Ofélia e Narbal Fontes): É uma narrativa que aborda o conflito entre garimpeiros e índios, no Mato Grosso. Quincas Venâncio é o pai de Quinquim que, junto com a professora, uma “bugra”, foi raptado pelos índios xavantes. A narrativa do rapto e do resgate dos dois se apresenta paralela a uma série de histórias contadas por Joana, a bugra-professora, para tentar amenizar o sofrimento da criança. São mitos e lendas indígenas.
  15. Coração de onça (Ofélia e Narbal Fontes): Uma nova bandeira se prepara para descobrir o caminho das lendárias minas de Potosi. Coração de Onça, depois de uma decepção amorosa, resolve integrar a expedição e enfrenta os segredos da mata com muita coragem.
  16. Corrida infernal (Marcos Rey): No metrô de São Paulo, uma desconhecida entrega Maitê a Elaine. Trata-se de uma boneca encantadora e a menina ficou fascinada. Mas é aí que começam seus problemas. Elaine passa a ser seguida por uma perigosa quadrilha, comandada pelo diabólico Bóris. Para escapar desse bando satânico, Elaine e Vítor, seu namorado, vão ter que enfrentar uma corrida verdadeiramente infernal.

  1. Deu a louca no tempo (Marcelo Duarte): Um secador de cabelos quebrado, quatro garotos criativos e uma feira de ciências. A partir desses ingredientes surge um invento genial que, com a ajuda do acaso, acaba hipnotizando várias pessoas. Figuras famosas da História são trazidas para nossos dias e se envolvem em divertidas confusões.
  2. O desafio do pantanal (Silvia Cintra Franco): Mesmo sem experiência, Teresa resolve cuidar da sua fazenda no Pantanal, com a ajuda dos filhos. Não são poucos os preconceitos e perigos que vai ter de enfrentar.
  3. Deus me livre! (Luiz Puntel): Tinho torna-se o centro do conflito entre especuladores e os moradores do Beco, região pobre da cidade disputada por interesses imobiliários.
  4. O diabo no porta malas (Marcos Rey): Mário tem certeza de que seu pai foi condenado por um crime que não cometeu. Disposto a encontrar o verdadeiro culpado, o rapaz se envolve numa perigosa investigação.
  5. Dinheiro do céu (Marcos Rey): Os conflitos de Dani, que vive a experiência do primeiro amor, a busca do primeiro emprego e a expectativa de receber uma grande herança.
  6. Em busca do diamante (Francisco Marins): Tonico e Perova regressam da expedição à serra dos Martírios, quando o diamante do Imperador é roubado. Para piorar a situação, alguns pesquisadores russos, seus amigos, são detidos como suspeitos.
  7. Enigma na televisão (Marcos Rey): Uma seqüência de assassinatos abala os estúdios da TV Mundial. Um jovem repórter segue as pistas da trama sinistra armada pelo criminoso.
  8. Éramos seis (Maria José Dupré): A força e a união de uma família para vencer os conflitos e a pobreza, numa mensagem de coragem sempre atual.
  9. O escaravelho do diabo (Lucia Machado de Almeida): Vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem mortas. É a única pista que Alberto tem para chegar àquele estranho criminoso.
  10. O fantasma do tio William (Rubens Francisco Lucchetti): Magda corre o risco de ser abandonada pelo marido, pois não consegue ter um filho. Inesperadamente, recebe a ajuda de um fantasma inglês com uma fórmula milagrosa.
  11. O feijão e o sonho (Orígenes Lessa): O livro relata as dificuldades de relacionamento de um casal, em que o marido deixa de atender às necessidades da casa para dedicar-se a seus projetos artísticos.
  12. Garra de campeão (Marcos Rey): Nas competições de motocross, Felipe disputa com o veterano Rato a vitória nas pistas e o amor de Joyce.
  13. O gigante de botas (Ofélia e Narbal Fontes): Anhangüera e o capitão Ortiz guiam uma bandeira pelas matas goianas rumo à mina dos Martírios. A natureza é cenário dessa aventura em que os bandeirantes enfrentam índios e traições no próprio grupo.
  14. Um gnomo na minha horta (Wilson Rocha): Um gnomo escreve uma novela que faz o maior sucesso na tevê e provoca grandes confusões. Realidade e fantasia numa aventura mágica.
  15. A grande fuga (Silvio Pereira): A caminho de uma praia, ao socorrer um homem ferido, três jovens acabam envolvidos numa perigosa disputa entre quadrilhas.
  16. A guerra do lanche (Lourenço Cazarre): Para Cândido, a primeira semana de aula no ginásio foi um inferno! Os veteranos não perdoaram ninguém, e as brincadeiras foram cruéis. Mas o pior mesmo foi a guerra que começou - os lanches desapareciam e o desejo de vingança aumentava.

  1. A ilha perdida (Maria José Dupré): Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza.
  2. Joana banana (Cristina porto): Joana mal chegou à sua nova cidade e aquele coro de vozes provocando - Joana Banana !!! E o pior é que os meninos a provocaram muito mais que isso. Se eles soubessem com quem estavam lidando...
  3. O ladrão de sorrisos (Marcelo Duarte): Como é que pode as pessoas ficarem sem rir? Parece que todo mundo está triste, sem achar graça de nada. É preciso investigar esse mistério. Pode ser perigoso, mas devolver o sorriso às pessoas vale qualquer risco!
  4. Um leão em família (Luiz Puntel): O sonho de Danilo era ter um animal de estimação. Mas ninguém esperava que ele fosse escolher justamente... um leão! A vizinhança é contra, mas Danilo fará de tudo para ficar com seu amigo. O caso só podia mesmo dar em uma aventura emocionante.
  5. A magia da árvore luminosa (Rosana Bond): No litoral de Santa Catarina há uma ilha que é um verdadeiro paraíso ecológico e uma fonte de lendas fantásticas. A turma da Bernunça decide conhecê-la e acaba se envolvendo em uma aventura perigosa - precisarão defender a ilha de uma grave ameaça de destruição.
  6. Manobra radical (Edith Modesto): Robson é fera no skate, faz coisas que até Deus duvida. Júnior, que mal se equilibra no carrinho, quer conquistar uma garota provando que é skatista dos bons. Recorre, então, ao outro para aprender as manhas do esporte. Mas Robson é favelado e Júnior filho de uma família riquíssima que não aceita esse convívio. Para piorar, suspeitas sobre a honestidade de Robson pairam no ar. Será que o esporte pode aproximar pessoas, mesmo de mundos tão diferentes? Deslizando firme em seus skates, os garotos vão precisar se empenhar ao máximo para superar os obstáculos do preconceito, se quiserem concretizar essa improvável amizade.
  7. Menino de asas (Homero Homem): A impressionante luta de um menino que é discriminado e perseguido por ter nascido com asas.
  8. Meninos sem pátria (Luiz Puntel): No final dos anos 60, Marcão e sua família são obrigados a deixar o Brasil, para viver em outros países a árdua experiência do exílio.
  9. O mistério da cidade-fantasma (Marçal Aquino): Perdido numa cidade deserta, um grupo de jovens presencia fatos estranhos e aterrorizantes. Será que ali existem fantasmas?
  10. O mistério do cinco estrelas (Marcos Rey): Em 'O mistério do 5 estrelas', livro que já vendeu perto de 3 milhões de exemplares desde o seu lançamento nos anos 1980, o leitor estará numa intrigante história - sim estará, porque não é possível ler sem se envolver - que acontece dentro de um hotel cinco estrelas. Um homem é assassinado no apartamento 222 do Emperor Park Hotel. O único que viu o corpo foi Léo, o mensageiro. Mas ninguém acredita em suas histórias, a não ser seus amigos Gino e Ângela. Léo é apenas um garoto e seus inimigos são poderosos. Quem conseguirá desvendar o mistério do cinco estrelas? Uma aventura de tirar o fôlego da primeira à última página.
  11. O mistério dos morros dourados (Francisco Marins): Tonico e Perova desafiam os perigos do interior brasileiro no final do século passado. Buscam a mina dos Martírios, o sonho de todos os que procuram ouro e sonham em ficar ricos. Mata e aventureiros reservam muitas surpresas para os dois amigos.
  12. A montanha das duas cabeças (Francisco Marins): Tonico e Perova enfrentam a mata virgem brasileira no século XIX. O sonho de encontrar riquezas coloca os dois em meio a uma revolta de escravos e guerras indígenas. Muitos são os desafios enfrentados no caminho para a Montanha das Duas Cabeças.
  13. Na barreira do inferno (Silvia Cintra Franca): Quatro jovens preparam um trabalho escolar sobre um satélite ecológico. Acabam por presenciar um assassinato e descobrem ameaças à Amazônia.
  14. Na mira do vampiro (Lopes dos Santos): Duda convence seu amigo Toninho a participar de uma investigação - descobrir tudo sobre um terrível vampiro à solta na cidade.
  15. Nas ondas do surfe (Edith Modesto): Às vésperas de realizar o grande sonho de competir na Califórnia, Daniela e sua equipe de bodyboarders se vêem envolvidos numa operação criminosa que pode pôr tudo a perder, inclusive a vida de pessoas inocentes.
  16. O ninho dos gaviões (José Maviael Monteiro): Três jovens alpinistas escalam o Ninho dos Gaviões, sem imaginar que teriam de enfrentar uma quadrilha de traficantes que usava a montanha como esconderijo. As ameaças estão em todos os momentos da escalada.

  1. Office-boy em apuros (Bosco Brasil): O cotidiano cheio de encrencas de um office-boy que tem de agüentar a perseguição do chefe e descobrir qual das garotas gêmeas é sua verdadeira paixão.
  2. O outro lado da ilha (Jose Maviael Monteiro): Explorando o lado desconhecido de uma ilha deserta, um naturalista e seus companheiros se vêem à mercê de fantásticos enigmas da natureza.
  3. Os passageiros do futuro (Wilson Rocha): Quatro jovens do século XXX viajam pelo tempo. Uma vez no passado, descobrem que voltar para a sua época é mais difícil do que imaginavam.
  4. Pega ladrão (Luiz Galdino): Os conflitos de Zeca no seu primeiro emprego, numa agência de publicidade, em meio ao mal-estar provocado por roubos e desconfianças.
  5. Os pequenos jangadeiros (Aristides Fraga Lima): Três jovens embarcam em uma viagem de jangada pelo São Francisco. O velho Quinquim, um experiente pescador, resolve acompanhá-los. Mas o passeio se transforma em uma aventura quando o rio mostra seus perigos e sua força.
  6. Perigos no mar (Aristides Fraga Lima): Vítimas de um naufrágio, três irmãos vagam num pequeno bote, perdidos no litoral da Bahia. Conseguirão vencer os perigos do mar?
  7. A primeira reportagem (Sylvio Pereira): Ao conseguir emprego em um jornal e realizar sua primeira reportagem, Roberto se vê envolvido num perigoso sequestro.
  8. O primeiro amor e outros perigos (Marçal Aquino):  Vinícius se apaixona por Bianca, sua amiga. Só que ela resolve namorar Fernando, o melhor amigo dos dois. Para complicar, passam o tempo todo juntos no colégio, investigando a misteriosa morte do professor de português.
  9. O rapto do garoto de ouro (Marcos Rey): 'O rapto do garoto de ouro' traz a história de um cantor que é raptado antes de seu show e dois jovens detetives são chamados para resolver o caso. Para isso, se envolvem com os mais estranhos tipos de moradores do Bexiga, bairro boêmio da região central de São Paulo. Mesmo tendo como pista uma agenda com nome e endereços, os detetives conseguem solucionar o caso de maneira extraordinária. Curiosamente, Léo, o mensageiro do cinco estrelas, participa ativamente dessa outra aventura.
  10. Ricardinho, o grande (Raul Drewnick): Ricardinho está fazendo de tudo para ser grande, famoso e... super-herói! Só para conquistar o coração de Marise, a menina mais bonita da escola. Ele anda até apelando para a ajuda de pessoas um tanto estranhas...
  11. Um rosto no computador (Marcos Rey): Leo, Gino e Ângela estão de volta. Desta vez para investigar o seqüestro de uma garota que fugiu de casa para se tornar modelo fotográfico.
  12. A serra dos dois meninos (Aristides Fraga Lima): Ricardo e Maneco passam as férias numa fazenda. Ao percorrer trilhas na mata, os dois irmãos se perdem e têm de enfrentar grandes perigos.
  13. Sozinha no mundo (Marcos Rey): Em meio às constantes fugas para escapar de uma mulher misteriosa, Pimpa vai vencendo as dificuldades da vida em uma metrópole.
  14. O segredo do violinista (Eva Furnari): Extraterrestres estudam o comportamento e o cotidiano dos seres humanos e causam uma enorme confusão em um condomínio, enquanto coletam material para observação.
  15. Spharion (Lucia Machado de Almeida): Crimes misteriosos relacionados a fenômenos paranormais desafiam a imaginação do leitor, numa seqüência de enigmas.
  16. O super tênis (Ivan Jaf): Tio Mariano inventou o 'tênis do século', capaz de fazer manobras incríveis. Mas o invento está ameaçado e Pedro tem de defendê-lo. Um espião está disposto a qualquer loucura para roubá-lo, o que significa aventura do começo ao fim.
  1. Tráfico de anjos (Luiz Puntel): Aquiles, um repórter de TV, investiga o seqüestro e comércio de recém-nascidos e envolve-se com a irmã de um dos bebês desaparecidos.
  2. A turma da rua quinze (Marçal Aquino): O desaparecimento de um amigo leva a turma da rua a investigar um casarão suspeito, onde vive um homem com uma grande cicatriz no rosto. Inclui um Suplemento de Atividades.
  3. Viagem pelo ombro da minha jaqueta (Lo Galasso): Plínio é um garoto tímido, inseguro e incompreendido. Num belo dia, ele é surpreendentemente miniaturizado. Durante uma fantástica viagem pelo ombro de sua jaqueta, ele passa a entender melhor o mundo em que vive.
  4. A vida secreta de Jonas (Luiz Galdino): Um grupo de amigos encontra um garoto que nada sabe a respeito de si próprio. Muitas surpresas acontecem na tentativa de descobrir quem ele é.
  5. Xisto no espaço (Lucia Machado de Almeida): Para impedir que Rutus destrua o Universo, Xisto tem de empreender uma longa e perigosa viagem interestelar e enfrentar alienígenas.
  6. Xisto e o espaço cósmico (Lucia Machado de Almeida): Um disco voador se espatifa no mar, dando início a uma seqüência de fatos estranhos que obrigam Xisto a entrar em ação...
  7. Zezinho, o dono da porquinha preta (Jair Vitoria): O amor de Zezinho por sua porquinha é tão grande que, quando seu pai quer vendê-la, o menino faz de tudo para evitar a separação.

Leia Mais >>

.

.

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO